Google lança nova tecnologia de aprimoramento de voz para esclarecer o áudio nas histórias do YouTube


Google tem esta semana lançou uma nova opção de aprimoramento da fala dentro de histórias do YouTube,  é a nova tecnologia de aprimoramento de voz,  que permitirá aos usuários para reduzir o ruído de fundo em seus videoclipes, e colocar mais ênfase no assunto principal.

Como você pode ver (ou ouvir) neste vídeo, a nova opção, que os usuários podem aplicar nas configurações de upload, reduz o som de fundo, melhorando a apresentação principal e esclarecendo a fala.


A tecnologia faz parte do trabalho contínuo do Google na tradução de voz para texto, utilizando tecnologia de aprendizado de máquina para isolar a fala do assunto de um vídeo. 


Conforme explicado pelo Google :

“Ao treinar o modelo em um grande número de vídeos online, podemos capturar a correlação entre voz e dicas visuais, como movimentos da boca e expressões faciais. Essas correlações podem ser usadas para separar a voz de alguém no vídeo ou separar a voz dos sons de fundo. Uma tecnologia pode não só atingir os efeitos mais avançados em termos de separação e melhoria de voz (um aumento significativo de 1,5 dB em comparação com o modelo de áudio puro), mas, em particular, pode ser comparada com o processamento de áudio puro durante uma chamada multi-pessoa. O efeito melhorou porque as dicas visuais no vídeo ajudam a determinar quem está dizendo o quê. “

Obviamente, isso tem aplicações além de melhorar seus clipes de histórias, mas as histórias do YouTube fornecem um bom campo de teste para o processo, ao mesmo tempo que oferece aos usuários outra maneira de melhorar a apresentação das histórias.

 

Para aplicar a nova opção, os criadores do YouTube qualificados para as Histórias do YouTube podem gravar um vídeo e, em seguida, selecionar a opção “Aprimorar voz” na ferramenta de edição de controles de volume (iOS apenas neste estágio).

Claro, nem todo mundo tem acesso à criação de histórias no YouTube ainda. O YouTube  Stories está disponível apenas para canais com mais de 10.000 assinantes , embora a plataforma esteja procurando abri-lo para mais usuários em breve.

Curiosamente, o YouTube também interromperá em breve os criadores do YouTube Stories de  adicionar música da Biblioteca de áudio a seus clipes do Stories – o que parece um retrocesso, mas o YouTube diz que a opção tem uso muito baixo.

Independentemente da disponibilidade, é uma nova opção interessante, e também será interessante ver se o Google pretende disponibilizar suas ferramentas de redução de áudio em mais lugares no futuro.

Você pode ler mais sobre o processo técnico por trás da nova opção aqui .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *